A Parábola do Semeador Parte 3: O solo à beira do caminho




Nos primeiros textos deste estudo, conhecemos os dois elementos principais da Parábola do Semeador: a semente e o solo. 

Vimos que, nesta parábola, a semente lançada é a Palavra de Deus e o solo é o coração humano

Compreendemos, ainda, que, como um solo, nosso coração pode receber qualquer tipo de semente, boa ou ruim, e produzir frutos conforme o que foi semeado.

Agora, vamos refletir sobre os tipos de solo isto é, sobre as diferentes condições do coração humano e como cada uma delas interfere na qualidade da colheita, ou seja,  no resultado da semeadura.

Enquanto lançava a semente, parte dela caiu à beira do caminho, e as aves vieram e a comeram.(Mateus 13:4)

Ao esclarecer o significado deste verso, disse Jesus: 

Quando alguém ouve a mensagem do Reino e não a entende, o Maligno vem e lhe arranca o que foi semeado em seu coração. Este é o que foi semeado à beira do caminho. (Mateus 13:19)

A mesma passagem, descrita no Evangelho de Lucas, traz outros detalhes importantes:

As que caíram à beira do caminho representam todos os que ouvem, mas então chega o Diabo e tira a Palavra do coração deles, para que não venham a crer e não sejam salvos. (Lucas 8:11)

Por muito tempo meditando nessa parábola, tentei compreender porque Jesus compara aquele que ouve Sua Palavra e não entende com o terreno que fica à beira do caminho. Já li algumas coisas sobre isso. Algumas achei pertinentes, outras nem tanto, mas irei compartilhar aqui o que veio ao meu coração após meditar mais profundamente nesse texto.

Ao trazer esse importante ensino, Jesus usou imagens da vida cotidiana de seus ouvintes, para que, a partir daquelas imagens, verdades espirituais fossem aprendidas. Portanto, mesmo que saibamos o significado da parábola, após a explicação dada por Ele, se quisermos nos aprofundar no entendimento, devemos compreender o funcionamento dos elementos da natureza que Cristo usou na parábola.

Em princípio, interessante perceber que ao caírem à beira do caminho (ou junto do caminho, em outras traduções), as sementes não alcançaram seu objetivo

Imaginemos um lavrador, jogando grãos no solo previamente preparado para recebê-los e, durante seu trabalho, alguns deles caem fora das covas escavadas para o plantio.  É evidente que aqueles grãos que caíram fora das covas não terão potencial para se transformarem em plantas, ainda que estejam próximos às covas preparadas pelo lavrador.


Assim, se a semente cai no lugar errado, ela sequer penetra a terra, pois, para que isso aconteça, o solo precisa estar preparado com pequenas cavidades, que receberão a semente e, em seguida, o lavrador cobrirá as covas com mais terra, de modo que as sementes fiquem protegidas.

Na parábola estudada, Jesus afirma que as sementes que caem à beira do caminho não penetram no solo e são comidas pelas aves. E ele compara esse tipo de solo àquelas pessoas que, ouvindo a Palavra (semente), não a entendem e, por isso, o diabo vem e arranca a palavra semeada.

A palavra traduzida como entender/entendem/entenderão, ao longo de toda a parábola do semeador, é a palavra grega "suniémi", que significa: chegar a um entendimento completo; reunir fatos ou ideias em um conjunto compreensível.  Esta é a mesma  palavra  utilizada no seguinte versículo do Evangelho de Lucas:

Então lhes abriu o entendimento, para que pudessem compreender as Escrituras. (Lucas 24:45)

É a palavra usada, no grego koiné (grego popular da época de Jesus) para expressar um entendimento profundo e completo sobre algo, nesse caso, as verdades do Reino de Deus.

Em outro trecho da parábola, Jesus, ao citar o livro do profeta Isaías, explica porque muitos não entendiam sua mensagem:

Neles se cumpre a profecia de Isaías: ‘Ainda que estejam sempre ouvindo, vocês nunca entenderão; ainda que estejam sempre vendo, jamais perceberão. Pois o coração deste povo se tornou insensível; de má vontade ouviram com os seus ouvidos, e fecharam os seus olhos. Se assim não fosse, poderiam ver com os olhos, ouvir com os ouvidos, entender com o coração e converter-se, e eu os curaria’. (Mateus 13: 14-15).

Fica claro nessa passagem das Escrituras que muitos não entendiam a palavra semeada porque a ouviam de má vontade e com dureza de coração.

Diante das palavras de Jesus, compreendemos que o entendimento da Palavra é bloqueado em razão da insensibilidade do coração do homem, o que tem total relação com o solo que fica à beira do caminho, pois se trata de solo mais duro.

Ao atravessarmos uma estrada de terra com plantações de um lado e do outro, vemos que não nascem plantas à beira da estrada, onde a terra é mais dura, em razão da movimentação de carros, carroças, etc.


No coração duro, a palavra de Deus não entra, assim como, em terra batida, a semente não penetra. Neste tipo de coração, o processo de crescimento da palavra de Deus sequer se inicia, da mesma forma como a planta não nasce no solo que fica à beira do caminho.

A reação dos fariseus ao ministério de Jesus é um dos exemplos bíblicos da dureza de coração. Fundamentalistas religiosos daquela época, os fariseus não entenderam a mensagem trazida por Cristo, pois, como profetizou Isaías, ouviam mas não entendiam (suniémi), viam, porém não percebiam.

Presos demais às suas tradições religiosas e às suas próprias convicções a respeito do Messias prometido por Deus, o coração deles ficou endurecido para a realidade do Reino de Deus proclamada por Jesus e profetizada em todo o Velho Testamento, e, portanto, não acreditavam que Cristo era o Messias esperado.

A respeito deles, Jesus alertou:

Não deem o que é sagrado aos cães, nem atirem suas pérolas aos porcos; caso contrário, estes as pisarão e, aqueles, voltando-se contra vocês, os despedaçarão. (Mateus 7: 6)

Lançar a semente preciosa da Palavra de Deus no coração endurecido é comparado, por Jesus, a jogar pérolas aos porcos.

Por não compreenderem o valor da Palavra, pessoas com coração insensível terão por ela desprezo e desdém. Ouvirão de má vontade, como afirmou o profeta Isaías, e a palavra não entrará em seus corações.



No próximo texto, continuaremos a meditar sobre esse tipo de solo, apontando, à luz da Palavra, como devemos cuidar do solo do nosso coração, para que ele possa ser alcançado pela preciosa semente da Palavra de Deus.

Que a paz do Senhor Jesus seja com sua vida.

Até a próxima.

Bruna Monastirski.
Discípula de Cristo.

Comentários

  1. Muito rico mais gostaria de ter aceso as parte 4e5 e6 desse tema semeando a beira do caminho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Todas as partes estão disponíveis aqui no blog. Foi uma sequência de diversos textos.

      Excluir
    2. http://bruna.aguios.org/2017/11/a-parabola-do-semeador-parte-4-o-solo.html
      http://bruna.aguios.org/2017/12/a-parabola-do-semeador-o-solo-espinhoso.html

      Excluir
  2. muito esclarecedor esse ensinamento gostei

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo feedback. Que Deus abençoe sua meditação na Palavra.

      Excluir
  3. Boa palavra,
    Gostaria de acesso a continuação da meditação sobre a semeador e a semente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Obrigada pelo feedback! O estudo completo está no blog. São vários textos, é só buscar por parábola do semeador que você encontra! Deus te abençoe!

      Excluir
  4. Maravilhoso ótima explicação Deus continue te abençoando

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Deus te conceda crescer em conhecimento da verdade!

      Excluir
  5. Quero agradecer de todo coração a todos vcs tenho estudado e levado esses estudos aos nossos irmãos aqui em São Paulo e tem nos ajudando muito obg

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo comentário, meu irmão! Que Deus continue iluminando sua vida através do Espírito Santo!

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O Que Significa "aceitar Jesus"?

A Parábola do Semeador Parte 4: O solo pedregoso

A Parábola do Semeador Parte 6: O solo fértil