COMO SER CHEIO DO ESPÍRITO SANTO? Parte 1




E não vos embriagueis com vinho, no qual há devassidão, mas enchei-vos do Espírito, falando entre vós em salmos, hinos, e cânticos espirituais, cantando e salmodiando ao Senhor no vosso coração, sempre dando graças por tudo a Deus, o Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo, sujeitando-vos uns aos outros no temor de Cristo. (Efésios 5:18-21)

Como vimos no último texto, o Espírito Santo mora no coração de todo aquele que reconhece em Jesus o seu Salvador e o recebe como Senhor de sua vida.

Apesar desse fato incontestável, a Bíblia nos ensina que devemos nos encher do Espírito, como vimos no versículo que iniciou esse texto. O verbo utilizado está no imperativo: ENCHEI-VOS! Em outras versões, temos: SEJAM CHEIOS!

Vemos, portanto, que, nesse processo de se encher do Espírito  Santo, há uma responsabilidade que é nossa. Deus deseja nos encher, mas nós precisamos querer ser cheios e agirmos para que isso aconteça. O Espírito Santo realmente habita em nós, mas, quando decidimos caminhar com Cristo, nossa vida não muda do dia para a noite! Isso porque, apesar de sermos habitação do Espírito de Deus, ainda somos humanos, imperfeitos e sujeitos às vontades da nossa carne.

Outro texto que denota a nossa responsabilidade está na primeira carta de Paulo aos Tessalonicenses:

Não apaguem o Espírito. (1 Tessalonicenses 5:19) 

Ora, sabemos que não temos o poder de eliminar o Espírito de Deus, então, se não podemos fazer isso, o que este versículo quer dizer?? A resposta é que é nossa responsabilidade manter o Espírito aceso em nós. E se não fizermos isso, ele estará se apagando em nossa vida.

Diariamente, uma luta espiritual é travada dentro de nós: Carne X Espírito. É necessário encher-se do Espírito todos os dias, para que a carne seja derrotada.





Então, feitas essas considerações, COMO PODEMOS NOS ENCHER DO ESPÍRITO SANTO? O que a Bíblia fala a respeito?

Os versículos seguintes da carta aos Efésios já respondem essa questão:

...falando entre vós em salmos, hinos, e cânticos espirituais, cantando e salmodiando ao Senhor no vosso coração, sempre dando graças por tudo a Deus, o Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo,  sujeitando-vos uns aos outros no temor de Cristo. (Efésios 5: 19-21)

Nesse texto, vamos começar a meditar sobre cada uma dessas posturas que o apóstolo Paulo nos ensina assumir para que possamos ser cheios do Espírito Santo.

FALANDO ENTRE VÓS EM SALMOS, HINOS E CÂNTICOS ESPIRITUAIS, CANTANDO E SALMODIANDO AO SENHOR NO VOSSO CORAÇÃO (Efésios 5:19)


Da nossa boca devem sempre proceder palavras de louvor e adoração a Deus e devemos sempre declarar as promessas de Deus para nós. A Palavra de Deus deve fazer parte do nosso cotidiano. Não deve se restringir às reuniões semanais e aos cultos, mas precisa ser real em nossa vida. Se isso acontecer, nosso falar será como nos aconselha o texto de Efésios, ou seja, nossas palavras serão, constantemente, salmos e hinos de louvor a Deus.

A Bíblia mostra que, assim como vasos de barro nas mãos do oleiro, somos nós nas mãos de Deus, que nos molda conforme a sua vontade (Jeremias 18:6). A Palavra de Deus compara o Espírito Santo à água, mostrando que, do mesmo modo que a água é indispensável à vida humana (e à dos seres vivos em geral), o Espírito Santo é vital para a vida do discípulo de Jesus. Sobre isso, falei um pouco em meu último texto (leia aqui).



Assim, podemos dizer que, como vasos que somos, devemos ser cheios da água do Espírito Santo. E qual a forma pela qual enchemos um vaso? Bem, para enchermos um vaso, é evidente que precisamos derramar o líquido através da abertura (boca) do vaso. Vejam como a Palavra de Deus é linda!! Nada nela é por acaso... Do mesmo modo que um vaso de barro pode ser cheio de água pela sua boca, nós podemos nos encher do Espírito Santo pela nossa boca,  falando entre nós em salmos, hinos, e cânticos espirituais, cantando e salmodiando ao Senhor em nosso coração.

Meus irmãos, se queremos ser cheios do Espírito Santo, devemos agir conforme a Palavra de Deus nos ensina. Não adianta pedir a Deus para te encher do Espírito Santo, se no dia a dia, da sua boca só saem palavras vãs, palavras que demonstram falta de fé, maledicência, mundanismo, e tantas outras coisas que enchem a nossa boca se não estivermos vigilantes.

Precisamos fazer um esforço para mudar a nossa forma de falar, não de maneira religiosa, apenas para ter uma aparência de religião e santidade, mas porque cremos que a nossa boca é instrumento capaz de nos tornar cheios do Espírito Santo ou, por outro lado, cheios de nós mesmos, dos nossos medos, decepções, e das coisas deste mundo.

E aqui eu me coloco como a primeira a necessitar usar a boca para esse propósito. Por vezes, não consigo praticar essa Palavra em meu cotidiano e o que percebo é que fico, visivelmente, cheia de mim mesma. Meu velho "eu" começa a querer dominar sobre quem eu sou em Cristo e isso não é nada bom... Diariamente, preciso lembrar que, através das palavras que saem da minha boca, eu posso vir a ser cheia do Espírito Santo ou vazia de Deus e cheia de mim mesma.

Na prática, como devemos fazer?




Está triste? Expresse louvor a Deus, seja cantando, seja orando. Bendiga a Ele por quem Ele é e declare que a sua alegria está no Senhor, que Ele é tua força e que as circunstâncias não mudam as promessas de Deus para aqueles que nEle creem.

Está com medo? Leia um salmo cujas palavras te façam lembrar da fidelidade do Senhor e de como Ele te guarda e te protege.

Está alegre? Glória a Deus! Demonstre a sua alegria através de louvores ao Senhor, demonstrando gratidão a Deus através de suas palavras.

Enfim, não importa a situação em que você se encontre, use sua boca para louvar, adorar e trazer a realidade do Reino de Deus para o seu coração e sua vida.

Isso pode parecer difícil em alguns momentos, mas, com o tempo, após esse esforço inicial,  se nosso coração estiver cheio da Palavra de Deus, naturalmente nossas palavras refletirão nosso interior (Lucas 6:45). Isso não diz respeito à forma como nos sentimos, mas à fé pela qual nos movemos. Portanto, ainda que nosso coração esteja aflito, ansioso ou com medo, nossas palavras precisam expressar o que cremos, que é eterno, e não o que estamos sentindo momentaneamente.

Porque vivemos por fé, e não pelo que vemos. (2 Coríntios 5:7)

Há uma canção muito linda que fala sobre essa verdade:

"Senhor, abre os meu olhos preciso ver
A realidade de quem eu sou
Criado em Ti, a tua semelhança

Senhor, o meu passado teu sangue apagou
Uma nova vida me entregou
O teu poder, transforma meu ser
De glória em glória!

Eu nasci de novo, nasci de novo
Em Ti, sou mais que vencedor

Eu nasci de novo, nasci de novo
Faz-me ver assim como sou..." (Eu nasci de novo - Diante do Trono)

Que o Espírito Santo ilumine nossos corações e abra nossos olhos espirituais para que possamos enxergar, pela fé, aquilo que já somos em Cristo e tudo o que Ele já conquistou para nós na cruz do calvário.

Nos próximos textos, meditarei um pouco sobre as outras formas pelas quais podemos nos encher do Espírito Santo de Deus, conforme o ensino do apóstolo Paulo em Efésios 5..

Que a paz do Senhor seja com o teu coração.

Bruna Monastirski.
Discípula de Cristo.
 
Siga-me no instagram @brunamonastirski


Comentários

  1. Belíssima explanação acerca do poder do Espírito Santo.Que Deus continue te usando para abençoar outras vidas.

    ResponderExcluir
  2. Ótimo texto, minha irmã. Deus a abençoe cada vez mais.

    ResponderExcluir
  3. Obrigada, minha irmã. É a graça do Senhor sobre mim. Sem Ele, nada sou. Deus seja louvado

    ResponderExcluir
  4. Excelente texto muito instrutivo molda nosso caráter e nos faz realmente viver a palavra como os Apóstolos de Jesus viveram. Nos dá muito mais força para procalamarmos a palavra com muita ousadia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Graça e paz de Jesus! Obrigada pelo feedback a respeito do texto. Que toda a Glória seja dada ao Senhor!

      Excluir
  5. Muito edificante, só por intermédio dá nossa adoração e renúncia que conseguiremos vencer e sermos cheio do Espírito Santo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por deixar seu comentário. Só respondi agora porque o blogger não me notificou sobre o comentário. Deus o abençoe e ilumine seu entendimento 🙏🏻

      Excluir
  6. Eu quero ser cheia do ESPÍRITO SANTO!
    Obrigada por essa Palavra tão edificante 🙏❤

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se é o seu desejo, ele te encherá, minha irmã! Que Deus a abençoe e ilumine!

      Excluir
  7. Entendi!
    Eu vou me encher do E. S.❤️ Vou ter comunhão com Ele.
    Terra seca não mais, más, sedenta.

    ResponderExcluir
  8. Explicação rica, edificante e cheia de vida, que enfatiza o verdadeiro Evangelho da Graça, que é Jesus Cristo 🌼🌷

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, minha irmã! Que toda a glória seja dada ao Senhor!

      Excluir
  9. Gostaria de saber mais, e ser cheio do espírito santo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se buscardes ao Senhor de todo o coração, Ele se revelará a ti, meu irmão. Deus o ilumine e conduza sempre!

      Excluir
  10. Palavra maravilhosa! Que Deus continue te usando.

    ResponderExcluir
  11. Realmente este texto é super esclarecedor para quem quer mais do espírito santo... Amo-te, Jesus!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Glória a Deus que o texto foi útil para você. Deus o abençoe grandemente!

      Excluir
  12. Perfeito essa reflexão, devemos ter atitudes para nos enchermos do Espírito Santos, não ser guiados pelos nossos sentimento, a palavra de Deus é a verdade. 😘

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O Que Significa "aceitar Jesus"?

A Parábola do Semeador Parte 4: O solo pedregoso

A Parábola do Semeador Parte 6: O solo fértil